O Minas no Desafio de Habilidades










Coelho será um dos desafiantes em 2015 (Orlando Bento/Minas)

O Jogo das Estrelas é um evento composto, além da partida entre os melhores atletas do Novo Basquete Brasil, por uma série de torneios individuais. Um deles, introduzido pela Liga Nacional no ano de 2011, foi o Desafio de Habilidades. A competição consiste na realização de um circuito que testa as qualidades técnicas dos atletas, como dribles, passes e arremessos longos e curtos. O atleta que completa o trajeto no menor tempo é o vencedor.
Raulzinho em 2011 (Luiz Pires/LNB)

Em sua primeira edição, quando o JdE foi realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca, o Minas já teve um representante. Um dos armadores mais habilidosos e promissores dos últimos anos no basquete nacional, o atleta Raul Togni Neto, o Raulzinho, defendeu o Minas em três edições do Novo Basquete Brasil. Ele deixou a equipe minastenista direto para o basquete europeu, onde atua até hoje, na Espanha. Em 2011, com apenas 18 anos, o jogador ficou com o quarto melhor tempo (32'1) no Desafio de Habilidades. O campeão foi Fernando Penna (Franca, 22'7), seguido por Nezinho (Brasília, 26'1) e Larry Taylor (Bauru, 31'1), o quinto colocado foi o argentino Figueroa (Pinheiros, 36'1).

A segunda edição do Desafio, em 2012, foi bem semelhante a do ano anterior. O palco do evento também foi o Pedrocão, em Franca, e o campeão novamente o francano Fernando Penna. O Minas não teve representantes nessa edição. Além de Penna, campeão, participaram do circuito os atletas Fúlvio (São José), Diego Gomes (Liga Sorocabana), Matheus Dalla (Vila Velha), Larry Taylor (Bauru) e Gegê (Tijuca).


Elinho em 2014 (Luiz Pires e
Jarbas Oliveira/LNB)
No ano seguinte, no Dasafio de 2013, o Minas também não teve representantes. O cenário deixou de ser o Pedrocão e passou para o Nilson Nelson, em Brasília. Mas o título continuou na mão de Fernando Penna. Agora defendendo o Pinheiros, o atleta superou Fúlvio (São José), Dawkins (Liga Sorocabana), Marcellus (Tijuca), Jefferson (Suzano), Victor (Joinville), Gustavinho (Mogi das Cruzes) e Tatu (Brasília).

A última edição do evento, o Desafio de 2014, foi realizada em Fortaleza, no ginásio Paulo Sarasate. O Minas voltou a enviar participante, dessa vez com o armador Elinho. O atleta minastenista foi muito bem e quase avançou a final, ficando com a terceira colocação. Confira as posições de classificação: Brown (Basquete Cearense, 22'), Nezinho (Brasília, 24'), Elinho (Minas, 28'), Jamaal (Macaé, 29'), Neto (Palmeiras, 29'), Gustavinho (Mogi, 30'), Dawkins (Paulistano, 33'), Penna (Goiânia, 36') e Laprovittola (Flamengo, 38'). Na final Nezinho superou Brown e se tornou o primeiro campeão após o tri de Fernando Penna.

A edição 2015 do Desafio de Habilidades terá a participação do minastenista Henrique Coelho. Destaque Jovem do último NBB e uma das lideranças do time na atual temporada, Coelho ainda estará no NBB Brasil, no Jogo das Estrelas. Os demais participantes do circuito serão Nezinho (Limeira), Fischer (Bauru), Stanic (Palmeiras), Holloway (Paulistano), Meindl (Franca), Betinho (São José), Rossetto (Basquete Cearense) e Thiaguinho (Liga Sorocabana).

O evento começará as 19 horas da próxima sexta-feira (06/03), no ginásio Pedrocão, em Franca. O canal Sportv fará a transmissão ao vivo.

Go Coelho! Go Minas!

Comentários