Ultras News nº VII

Equipe do Triângulo sofre seu segundo encerramento de atividade em dez anos (João Pires/LNB)


A edição do boletim Ultras News está 100% brazuca. Em uma semana de grandes novidades, incluindo o fim de uma tradicional equipe mineira, o basquete nacional vai se aproximando dos play-offs de duas competições. A fase classificatória do NBB, campeonato de elite, está a duas rodadas do fim. Já a Liga Ouro, torneio de acesso, está a cinco rodadas da segunda etapa. Confira tudo!

A caminho dos play-offs

Aproveitando a semana sem rodadas completas, o Novo Basquete Brasil vai colocando em dia seus jogos atrasados. Partidas que vem definindo algumas posições importantes para os play-offs. Com a maioria dos clubes tendo apenas dois jogos pela frente, o desenho da segunda fase seria esse:

G4 (Vaga direta nas quartas): Bauru (1º), Limeira (2º), Flamengo (3º) e Mogi (4º)

Oitavas-de-final:

Minas (5º) x Macaé (12º)
Paulistano (6º) x Palmeiras (11º)
Pinheiros (7º) x Brasília (10º)
Franca (8º) x São José (9º)

De todos esses confrontos aquele que está mais próximo de se confirmar é o que envolve Minas e Macaé. Os minastenistas só deixam a quinta colocação caso percam seus dois próximos jogos, ambos na Arena, e o Pinheiros ganhe seus três próximos jogos (Bauru, Unitri e Minas). Já Macaé, sem chance de subir mais nenhuma posição, garante a décima-segunda vaga caso ganhe um dos seus três últimos jogos (Mogi, Limeira e Rio Claro), todos no Rio.

Os demais confrontos ainda estão bem incertos, uma vez que temos várias equipes empatadas em números de vitórias e ainda ocorrerão confrontos diretos, como Franca x São José e Paulistano x Brasília. Fortes emoções pela frente.

Perto do fim

A semana reservou uma péssima notícia para o basquete mineiro. A imprensa de Uberlândia, bem como o Blog Unitri Torcedor, apresentaram a informação do encerramento das atividades do time da Unitri ao final da temporada. Em entrevista ao Correio de Uberlândia, o senador Wellington Salgado, dono da franquia, confirmou o encerramento e disse que o destino é incerto. Segundo o dirigente há a possibilidade de alugar a franquia para outra equipe ou ainda utilizá-la com um elenco de garotos do Praia Clube - que representou a Unitri na Liga de Desenvolvimento. A decisão, porém, só será realizada após o fim da fase classificatória do NBB.

Um novo começo?

A notícia do fim deas atividades da Unitri/Uberlândia pode significar uma esperança para a Liga Sorocabana e o Rio Claro. As duas equipes mais ameaçadas de rebaixamento podem se beneficiar do item 9.1.5 do Regulamento do NBB. Ele diz que "caso alguma equipe com vaga garantida para o NBB temporada 2015/2016 por ter obtido classificação entre as 15 melhores do NBB 2014/2015, desista de participar da competição, o direito de disputar o NBB 2015/2016 passa para a equipe classificada em 16º lugar no NBB 2014/2015". Desse modo, confirmando a saída da Unitri, o possível rebaixado do atual NBB pode se salvar.

Falando em nbb8
Sport lidera Liga Ouro (Cleber Faustino/Divulgação)


A fase de classificação da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB, ultrapassou sua metade. Sete de suas doze rodadas já foram realizadas e os dois favoritos ao título deram as caras. O Sport Recife (PE) e o Caxias do Sul (RS) figuram nas primeiras posições com 5-2. O time de Recife leva vantagem nos critérios de desempate e lidera. Já Campo Mourão (PR) e CEUB (DF) figuram na terceira e quarta posições com 2-5. O primeiro colocado avança diretamente para a final, enquanto o segundo e terceiro postos farão a disputa de uma semi. Apenas o campeão da Liga Ouro tem direito de acesso ao NBB.

Comentários