Radar Ultras - Capítulo 04

Fora do Draft, Danilo fica [Orlando Bento/Minas]


A dengue tirou o Radar Ultras do ar nessa última semana, mas agora fazemos nosso retorno triunfante. E, para começar, as especulações que giram em torno do Minas:

O escolta Danilo Siqueira retirou seu nome do Draft da NBA. Como o atleta ainda pode se inscrever em 2016, a decisão foi a de trabalhar mais um ano. Assim, segundo o agente de Danilo, o jogador permanecerá no Minas para a temporada 2015/16. O atleta, junto com mais dois minastenistas renovados, Léo Demétrio e Henrique Coelho, foi convocado pela Seleção Brasileira Universitária para o Universíade 2015.

Lembrando que a dupla de pivôs do Minas, que fez grande temporada, também irá permanecer no clube. Shilton Santos, que teve expressivas marcas de 8.1 pontos e 8.4 rebotes por jogo no NBB, vai para sua segunda temporada. Já Ralfi Ansaloni, autor de médias de 10.1 pontos e 5.5 rebotes, vai para a quarta temporada no clube.

O campo das especulações segue girando em cima de um ala-pivô. Depois do nome de Renato Carbonari, que atuou no Paulistano e segue sem clube, o atleta ventilado essa semana foi Guilherme Teichmann. O jogador, que fez sua última temporada em Limeira, já foi atleta de Demétrius. Também sondado por Rio Claro, ao que parece, não está conseguindo um acerto financeiro.

Basquete Cearense

O time de Alberto Bial deverá ser um dos mais reformulados. Como já comentamos em edições anteriores, são especulados os nomes de Duda (Rio Claro), Marcus Toledo (Pinheiros), Audrei (Uberlândia) e Felipe (Pinheiros). A esses se somou, essa semana, a possível contratação do pivô Leonardo Klassmann (ex-Franca e Uberlândia).

Brasília

Após iniciar uma reformulação de elenco na última temporada, a equipe de José Vidal segue se reforçando. A base mantida, de Fúlvio, Cipolini, Arthur e Ronald, recebe os reforços do armador Jefferson Campos (Pinheiros) e do ala Henrique Pilar (Paulistano). A única saída já confirmada é a do ala Isaac, que vai para Limeira.

Flamengo

O campeão do NBB segue com indefinições. Com diversos contratos se encerrando, os jogadores flamenguistas são cobiçados no mercado. Cristiano Felício e Jerome Meynsse vão disputar a Summer League da NBA, tentando conquistar alguma franquia. Já Marquinhos e Benite são cortejados por equipes europeias. Sem poder oferecer contratos longos, uma vez que há uma incerteza política no clube, os rumos seguem incertos.

Liga Sorocabana

Ainda sem saber se irá disputar o NBB ou a Liga Ouro, uma vez que foi rebaixado mas pode se beneficiar da desistência de algum clube, a Liga Sorocabana vai montando seu elenco. O time de Rinaldo Rodrigues anunciou as renovações de Worrell Clahar, Diego Gomes, Fernando Vera, Marcão e Lupa. Também divulgou as contratações de Heitor Cardoso (Anápolis) e Fumacinha (Franca). Outro atleta que treina em Sorocaba, mas a princípio apenas para os Jogos Regionais, é Ted Simões (Pinheiros).

Limeira

A semana também foi de anuncio do primeiro reforço de Limeira. A franquia que renovou com 90% de seu bom elenco, informou o retorno do ala Isaac, que disputou as últimas temporadas por Brasília.

Paulistano

Após anunciar as renovações de Arthur Pecos, Gemerson, Arthurzão e Dawkins, o Paulistano foi ao mercado e contratou o ala Jhonatan Luz (ex-Palmeiras). O experiente armador Valtinho (ex-São José), chegou a ser anunciado na imprensa, mas o clube disse que apenas negocia com o atleta. Também são comentados os nomes de Guilherme Hubner (Liga Sorocabana) e Luis Gruber (Uberlândia). As saídas ficaram, até o momento, por conta de Fernando Penna (Rio Claro), Labbate (Osasco) e Pilar (Brasília). Já o ala Holloway pode atravessar a rua e ir para o Pinheiros.

Pinheiros

Em São Paulo a palavra de ordem deve ser mesmo "reformulação". O Pinheiros, que terá séria diminuição de seu aporte financeiro, começou as mudanças pelo banco. Marcel deixa o comando, Cláudio Mortari retorna. Uma saída, a de Jefferson Campos para o Brasília, é certa. Mas os bons Marcus Toledo e Felipe Ribeiro podem tomar o rumo do Basquete Cearense, Paulo Boracini pode pintar em Bauru e os irmãos Smith também devem seguir outros rumos. De certo, ficam os destaques da base, Humberto, George e Lucas Dias, e o experiente pivô Morro. Podem chegar o rival Holloway (Paulistano), o pivô Renan (São José) e o armador Scaglia (Brasília).

Rio Claro

Em meio a instabilidade do Palmeiras, que até o momento não dispõe de patrocinadores, o Rio Claro buscou um nome até então tido como certo no Palestra Itália. Trata-se do pivô Daniel Alemão. Com isso a equipe já conta com três reforços, Alemão, Fernando Penna e Atílio. O time também já anunciou a renovação com o armador Eric Tatu.

São José

A situação do São José segue critica. Sem patrocinadores confirmados e com a prévia definição de cortes de investimento público, o time corre o risco de não participar do NBB. O secretário de esportes, José Nunes, participou de reunião na Federação Paulista para estender o prazo para a inscrição no estadual. Isso pois, caso não participe do estadual o time fica impedido de participar do NBB. Com uma semana a mais, o São José segue buscando alternativas financeiras.

Comentários