Em resumo - A temporada regular em números

Equipe permaneceu na zona de play-offs por 28 rodadas [Orlando Bento/Minas]
Na última semana o Minas encerrou sua participação no Novo Basquete Brasil 9. Infelizmente o desfecho minastenista veio de forma precoce, não alcançando a classificação aos play-offs da competição. Na série "Em Resumo" a Ultras vai abordar como se deu a temporada do clube. Começamos com os números da equipe na fase regular.
Posição x Rodadas [Site LNB]

Em um campeonato com 15 participantes, o Minas atuou em 28 partidas ao longo de cinco meses. A equipe obteve 7 vitórias (4 em casa e 3 fora) e 21 derrotas (10 em casa e 11 fora). A equipe permaneceu na zona de play-offs em 28 das 30 rodadas realizadas, estando na décima-segunda colocação de dezembro até março. No último jogo, porém, perdeu seu posto em confronto direto para o Macaé, ficando na décima-terceira posição.

A equipe teve o oitavo melhor ataque do NBB, com 76.6 pontos/jogo [tendo o quinto maior número de bolas de 2P por partida, com 39.0 pontos/média]. Já em termos defensivos teve o pior desempenho entre os participantes, sofrendo em média 83.2 pontos/jogo. Esse fator caminha ao lado de outro quesito negativo liderado pelos minastenistas, os erros por jogo. A equipe teve em média 16.2 erros por partida. As três equipes com mais erros por jogo foram Minas, Liga Sorocabana e Caxias, exatamente as três franquias que não obtiveram vaga aos play-offs.

Apesar do elevado número de erros e do déficit defensivo, o Minas obteve bons números em outras atividades. Foi o sétimo em assistências, com 16.8 por jogo. Foi o oitavo em roubos de bola, com 7.3 recuperações por partida. Foi o sétimo em tocos, com 1.9 bloqueios por jogo. Foi a nona equipe em índice de eficiência, com 81.1.

Em termos individuais, o Minas apareceu com atletas no Top10 de alguns quesitos. Trataremos desses números na nossa próxima edição. Bem como do fator extra-quadra, debatendo as ações de marketing e a evolução da média de público - a maior desde 2010/2011. Até lá!

Comentários