Ultras News - Campeão do acesso

Botafogo sagrou-se campeão da Liga Ouro 2017 [Satiro Sodré/SSPress/Botafogo]

A última competição da temporada 2016/2017 no basquete nacional enfim chegou ao seu final. A Liga Ouro, competição de acesso da Liga Nacional de Basquete, conheceu o seu campeão no Rio de Janeiro na noite dessa sexta (30). O Botafogo levou a melhor sobre o Joinville por 90-68 e faturou o quinto duelo da série final, sagrando-se campeão.

Para chegar na decisão o Botafogo classificou-se na primeira colocação da fase regular, com campanha de 16-11. Nos play-offs de semi-final bateu o Blumenau por 3-1. Na finalíssima teve uma sequência de vitória e derrota no Rio, repetindo a sequência no Sul. No jogo cinco sacramentou o título em casa.

A equipe carioca, comandada por Márcio de Andrade, contou com um ex-minastenista em seu elenco. O veterano armador Arnaldinho, que disputou a temporada 2010/2011 pelo Minas, foi o segundo maior pontuador do Botafogo na Liga Ouro, com média de 13.2 pontos/jogo.

Com o título a equipe carioca pode pleitear uma vaga no Novo Basquete Brasil 10. Para isso, porém, tem que cumprir os requisitos financeiros e estruturais solicitados pela Liga. O clube terá os próximos meses para trabalhar nesse sentido e confirmar sua vaga na competição de elite do basquete nacional.

Ainda não acabou - Apesar da derrota, o Joinville ainda pode sonhar com a vaga no Novo Basquete Brasil. Algumas franquias da última edição do nacional se encontram em dificuldades financeiras, correndo o risco de se licenciarem do nacional. É o caso do Brasília, do Campo Mourão e do Caxias.

A equipe do Distrito Federal, multicampeã nos últimos anos, está com diversos salários e premiações atrasadas. Como apontou o SuperEsportes, apesar de já encontrar possíveis patrocinadores, o Brasília esbarra nas dívidas para formalizar os acordos.

O Campo Mourão também enfrenta salários atrasados referentes a última temporada, fato denunciado pelos jogadores e pela Associação de Atletas. Também sinalizando para dificuldades financeiras, como apontou o Pioneiro, o Caxias está atento as  movimentações. Apesar de rebaixado no NBB 9, uma possível desistência de alguma outra franquia poderia mantê-lo na elite.

A Liga Nacional de Basquete deve realizará congresso técnico, com os representantes de todas as equipes, na primeira quinzena de julho. A situação dessas franquias deverá ser uma das pautas, já iniciando um desenho do que será a edição 2017/2018 do NBB.

Comentários