Base - Final de ano agitado

Bruno Guedes, atleta do Sub19, treina sob orientação de Paulo Alberto [Orlando Bento/Minas]

A semana foi marcada por anúncios oficiais de duas competições de base de nível nacional. A LNB apresentou as suas primeiras informações referentes a remodelada Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Já a CBB informou a criação da Copa Brasil de Clubes, que terá como sede pioneira a cidade de Belo Horizonte. O que há de comum nos dois eventos? O apoio financeiro através do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Nos bastidores muito já se falava sobre uma possível repaginada na LDB. A competição de base da Liga Nacional, que experimentou diversos formatos desde 2011, vinha sendo disputada na categoria Sub22 nos últimos anos. A parceria com o CBC foi vital para a mais impactante alteração para 2017: o campeonato passa a ser Sub20.

Os recursos do Comitê são disponibilizados via Lei Pelé. Tal regimento considera como atleta em formação o jovem entre 14 e 20 anos. O gerente técnico da LNB, Paulo Bassul, ainda argumentou que a maioria das equipes já vinha utilizando poucos atletas acima de 20 anos nas últimas edições. O convênio entre LNB e CBC para a realização da Liga de Desenvolvimento terá duração de quatro edições (2017 a 2020), com valor estimado de 6.5 milhões de reais.

O calendário da Liga prevê a realização do campeonato entre julho e dezembro de cada ano. Em 2017, porém, o começo tardio levará a LDB de outubro ('17) a fevereiro ('18). As sedes e os clubes participantes ainda serão oficialmente anunciados nas próximas semanas. Sabe-se, porém, do interesse de mais de dez equipes e que a cidade de Curitiba será uma das bases da primeira fase.

A equipe sub20 do Minas já vem se preparando física e taticamente nos últimos meses. Com o time adulto ainda em formação, alguns atletas que vão disputar a Liga de Desenvolvimento vem somando ao grupo de Flávio Espiga nos treinos da equipe principal. O armador Augusto Leão, o ala Bruno Guedes (foto) e o ala-pivô Thales Silva, são alguns deles.

Na capital - A Confederação Brasileira de Basquete, por sua vez, anunciou de forma oficial a realização da Primeira Copa Brasil de Clubes, categoria sub14 masculina. Segundo a nota da entidade, a parceria com o Comitê Brasileiro prevê o apoio na realização de diversos campeonatos nacionais interclubes até 2020.

A edição de estreia da Copa Brasil de Clubes Sub14 terá como sede a cidade de Belo Horizonte. O campeonato será realizado entre 9 e 15 de outubro nas dependências do Olympico Club, no Serra. A competição terá a participação de 16 equipes, que serão anunciadas no dia 04 de setembro. O formato da competição também será divulgado nos próximos dias pela Confederação.

MAIS: Roquemore: primeiro estrangeiro
Jefferson: novidade no Minas
Minas no Nike Elite NBB Camp
Início dos treinamentos

Comentários