LDB 2017 - Adversários definidos

Minastenista Augusto Leão já vem treinando para a disputa da LDB [Orlando Bento/Minas

O Minas já conhece os seus adversários na busca pelo título inédito da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o torneio de base da LNB. A competição passou por uma repaginada para a temporada 2017/2018, já abordada aqui na Ultras, e terá como principal mudança a idade limite. Antes sub22 a LDB agora é oficialmente sub20.

Dez equipes vão disputar a edição 2017/2018 do campeonato. O calendário ficou largo, indo de outubro até fevereiro, visando fugir da coincidência de datas com o Novo Basquete Brasil. Mas, em termos quantitativos, serão 16 dias de competição. Cada equipe jogará no mínimo nove jogos, sendo que os finalistas chegarão a quatorze partidas.

O Minas começa a sua caminhada no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25/10. Por lá fará a primeira metade da fase inicial, enfrentando o Flamengo (RJ), o Franca (SP), o Pinheiros (SP) e o São José dos Campos (SP). Simultaneamente, em Curitiba, o Curitiba Basquetebol (PR), o Basquete Cearense (CE), o Paulistano (SP), o Praia Clube (MG) e a Sogipa (RS), disputam seus jogos.

No mês seguinte, entre os dias 21 e 25/11, todas as dez equipes se reúnem na capital paulista para completar os jogos da primeira fase. Com isso cada time chegará a nove partidas, enfrentando uma vez cada participante do torneio. Os oito melhores colocados ao final desse encontro se classificam para a segunda fase.

A fase final, um octagonal dividido em duas chaves, também será disputada em São Paulo. Com previsão de realização entre 20 e 25/02, a reta final será composta pela realização de dois quadrangulares (um de cada chave), onde os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semi-finais. A final, assim como as semi, será jogada em confronto único.

Seleto grupo - Entrando em sua sétima LDB, o Minas se mantém no seleto grupo de times que participaram de todas as edições do evento. Além do clube, apenas Flamengo e Franca disputam o campeonato continuamente desde 2011. 

Com o histórico de revelar grandes nomes para o basquete nacional, a base minastenista segue perseguindo a conquista da LDB. O clube alcançou duas finais, ambas consolidadas com o vice. Em 2013 para o Flamengo, no Rio, e em 2015 para o Pinheiros, em Belo Horizonte.

MAIS: Base: Final de ano agitado
Social: chuá na pré-temporada
Minas no Nike Elite NBB Camp
Início dos treinamentos

Comentários