Copa Brasil Sub14 - Especial Ultras

Minas conquistou título inédito da Copa Brasil Sub14 [Divulgação/Minas]

O temporal que atingiu Belo Horizonte na tarde de domingo (15) parecia um prenúncio: a #MinasStorm vinha com tudo! Após uma duríssima fase classificatória e o êxito contra AMAB/Mauá e Pinheiros nos play-offs, o Minas encarava o Praia Clube na grande final da primeira Copa Brasil Sub 14. O palco do clássico decisivo foi o ginásio do Oympico Club, no Serra.

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), é o principal torneio de base realizado pela entidade máxima do basquete nacional. Superando a previsão inicial da CBB, que apontava para 16 times, a pioneira edição da Copa Brasil Sub 14 já contou com 24 equipes. Fato que valorizava ainda mais os dois finalistas, que tiveram um caminho árduo para chegar a decisão.

Quando a bola subiu o Minas apresentou supremacia. Mostrando conhecer bem o adversário, que já enfrentou em outras ocasiões em torneios regionais, o time minastenista fez um primeiro tempo avassalador. Com dupla parcial de 17-07, a equipe já colocava vinte pontos de frente sobre o Praia antes do intervalo. Na volta dos vestiários os minastenistas souberam administrar a larga vantagem alcançada, levando o jogo para a vitória por 55-33.

A grande jogada da partida ficou por conta do armador Bernardo Fernandes, o Bê. Ainda no primeiro quarto o atleta aplicou um drible espetacular no marcador do Praia, que acabou no chão. A jogada ainda foi concluída com um arremesso certeiro, que elevou a moral do time e contribuiu para a ótima parcial inicial do Minas. Confira:


A escolha do MVP da Final ficou a cargo de Renato Lamas, ex-atleta e atualmente gerente técnico das seleções brasileiras de basquete. O escolhido foi o ala-pivô Vitor Ibiapina, que realizou uma grande Copa. Em entrevista a Ultras após o jogo, o jovem atleta afirmou estar "muito feliz pelo prêmio de MVP da Final. Foi graças aos meus treinadores, que me ajudam todo o dia, e aos meus companheiros. Isso é pelo meu treino, pelos finais de semana batendo bola. Muito importante pra mim."

Ibiapina ainda destacou a importância do título para o grupo, ao relembrar que "a gente perdeu no sub12, na final do Sulamericano (Novo Hamburgo), no sub13 na semi-final, e por isso esse título é muito importante pra gente. Por que a nossa equipe é muito forte e a gente estava sentindo essa falta de títulos. Graças a Deus ele veio hoje!"


A conquista veio justamente na data em que se celebra o Dia do Professor. O técnico Júlio Piu também aproveitou o pós-jogo para enaltecer a conquista do grupo. Para o treinador essa "foi uma conquista fantástica. Primeira Copa Sub 14 de Clubes, já com 24 equipes! Eu tô no céu com um pézinho de fora. É campeão, cara! Eu fico até meio sem palavras."

"Gostaria de agradecer o CBC e a CBB, pelo apoio; ao Olympico e ao Minas, pela estrutura; a confiança dos pais dos atletas - sem a confiança deles esse trabalho não seria possível; e a todo o Departamento de Basquete, o chefe do departamento e aos meus companheiros técnicos", destacou Piu.


O treinador argentino Ricardo Bojanich, que já atuou como consultor técnico da Federação Mineira de Basquete, valorizou o desempenho do basquete mineiro na competição. O treinador afirmou que "entre as seis primeiras equipes há três mineiras! Os dois finalistas mineiros. O êxito é temporário, o importante é sustentá-lo com mais trabalho. Criar estruturas que se sustentem no tempo. Parabéns a todos os treinadores mineiros".

O título invicto contou com o elenco composto por Davi Araújo, Bernardo Fernandes, Nathan Bulhões, Bruno Tameirão, Daniel Duque, Gabriel Guerra, Guilherme Dias, Plínio de Souza, Matheus Honorato, Vitor Ibiapina, Pedro Borba e Pedro Baumgratz. A comissão técnica do Minas no torneio teve Júlio Piu, como treinador, e Flávio Davis e Fernando Nandes, como auxiliares técnicos. Relembre o caminho para conquista (clique na partida para ver a matéria do jogo):

Primeira fase:
10/10 - Minas 131x09 Novo Hamburgo (RS)
11/10 - Minas 71x64 AMAB/Mauá (SP)
12/10 - Minas 67x42 Fluminense (RJ)

Quartas-de-final
13/10 - Minas 66x52 AMAB/Mauá (SP)

Semi-final
14/10 - Minas 57x55 Pinheiros (SP)

Final
15/10 - Minas 55 x 33 Praia Clube (MG)

Que anfitriões! - O Olympico Club, que recebeu quatro dos seis grupos, e as partidas decisivas dos play-offs, deu um tratamento especial para a competição. Releases, fotos, artes com resultados e tabelas, transmissão ao vivo de todas as partidas, bem como toda a estrutura necessária para as delegações vindas de fora. Um tratamento digno para o basquete de base e que merece todo o nosso agradecimento.


Convocados! - Os minastenistas também celebram a convocação de três atletas para a Seleção Brasileira Sub 14, que se prepara para o Sulamericano da categoria. Os alas Matheus Honorato e Pedro Borba, bem como o ala-pivô Vitor Ibiapina, estão na lista de 24 nomes convocados pela técnica Thelma Tavernari. A treinadora, junto com o gerente Renato Lamas, acompanharam pessoalmente os jogos da Copa Brasil. A seleção vai treinar em Belo Horizonte na preparação para a competição, que será disputada de 27 a 31 de outubro, em Maturin, na Venezuela.

MAIS: Sub14: É campeão!
Sub14: Garantido na final

Sub14: Na semi-final
Sub21: Em resumo

Comentários