Copa Brasil Sub16 - Adversários definidos

Ginásio do Mackenzie, no Santo Antônio, será palco da final [Divulgação/FMB]

A pioneira edição da Copa Brasil Sub16, que será realizada em Belo Horizonte entre os dias 30 de outubro e 04 de novembro, vai ganhando forma. A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), junto ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e será disputada por 24 equipes. O formato será o mesmo da Copa Brasil Sub 14, conquistada pelo Minas em meados desse mês.

As instalações do EC Mackenzie e do Minas vão receber a competição. O ginásio do Mackenzie, como sede principal do evento, abrigará os grupos A, B, C e D e as partidas decisivas da competição. Já o Minas, como sub-sede, ficará com os grupos E e F e com as partidas da segunda fase que definirão a parte inferior da classificação final.

Equipe do Mackenzie está animada com a competição [Divulgação/EC Mackenzie]

Rafael Oliveira, técnico do Mackenzie, se mostra satisfeito em acolher o campeonato e aponta que "a Copa Brasil de Clubes Sub 16, assim como as Copas Brasil das demais categorias, são campeonatos excelentes para o basquete de base brasileiro. Jogos de excelente nível técnico, campeonato bem organizado, que proporciona maior rodagem, experiência e desenvolvimento pros atletas de base. Fundamental para que esses atletas cheguem mais bem preparados ao profissional. E em relação ao Mackenzie, somos o clube sede, esperamos realizar um evento de muita organização, estrutura, em que todos os times e atletas possam desfrutar a competição".

Quanto ao time, que está no grupo A da competição, Rafael destaca que "jogaremos com os meninos sub-15 (nascidos em 2002), sendo que a competição é para meninos nascidos até 2001. Mas temos uma expectativa de realizar um campeonato bom, dar experiência e rodagem pros meninos, realizar boas partidas. Em termos de resultados é difícil precisar uma colocação, por não conhecer todos os times e não saber quais os possíveis cruzamentos avançando de fase".

O ginásio do Mackenzie, no bairro Santo Antônio, recebeu recentemente outra competição nacional de base. O clube foi palco do Campeonato Brasileiro Interclubes de vôlei feminino, também na categoria sub16. Assim como no evento do vôlei, o clube pretende realizar a transmissão ao vivo das partidas da Copa Brasil de basquete através de sua fanpage no facebook.

A divisão dos grupos, bem como a tabela da competição, já estão definidos. O Minas, que será comandado pelo técnico Felipe Freitas, ficou no Grupo F, junto a Botafogo, ao Piracicaba e a Sociedade Thalia. Confira como ficou a divisão completa para a fase inicial:

Grupo A: Mackenzie (MG), Clube Esperia (SP), Fluminense (RJ) e Novo Hamburgo (RS)
Grupo B: Basquete Cearense (CE), Clube do Remo (PA), Pinheiros (SP) e SOGIPA (RS)
Grupo C: Olympico (MG), Álvares Cabral (ES), Círculo Militar (PR) e Inter de Santos (SP)
Grupo D: Praia Clube (MG), SH Bauru (SP), Sport (PE) e Vasco (RJ)
Grupo E: Ginástico (MG), Clube Vizinhança (DF), Flamengo (RJ) e GNU (RS)
Grupo F: Minas (MG), Botafogo (RJ), Piracicaba (SP) e Sociedade Thalia (PR)

Pelo formato de competição, os primeiros colocados de cada grupo, somados aos dois melhores segundos colocados, avançam para os play-offs. Já os demais times terão jogos para a definição de 9º ao 16º lugares e de 17º ao 24º lugares. Para a primeira fase o Minas realizará todos os seus jogos em casa. A equipe terá o seguinte cronograma:

30/10 - 12:30 - Minas x Piracicaba - Areninha
31/10 - 12:30 - Minas x Sociedade Thalia - Areninha
01/11 - 12:30 - Minas x Botafogo - Areninha

Copa Avianca - Na noite de hoje (26) o time adulto do Minas da sequência na sua participação na Copa Avianca. Jogando pela segunda rodada do torneio preparatório para o Novo Basquete Brasil, a equipe enfrenta o Vitória, as 20h30, na Arena Minas. Na partida de ontem, na estreia do clube na competição, a equipe bateu o Flamengo por 90-82.

MAIS: Copa Avianca: estreia vitoriosa
Copa Avianca: Estrutura
Copa Avianca: O Minas vem aí

Copa Avianca: Preparação

Comentários