LDB 2017/18 - Grande triunfo

Equipe alcançou primeira vitória [Lucas Merçon/Fluminense FC]

Após dois insucessos nas rodadas iniciais da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o Minas tinha um duro desafio na busca pela primeira vitória na competição. A manhã de terça (24), no ginásio Hélio Maurício (Gávea), no Rio de Janeiro, reservava um confronto contra os anfitriões, o Flamengo.

Mesmo nesse cenário desfavorável, e pressionados contra a linha de corte da classificatória, na oitava posição, os minastenistas encararam a partida como uma decisão. O time começou atrás no primeiro quarto, perseguindo o Flamengo durante quase todo o período. Apenas no último minuto, com uma bola certeira de Bruno Guedes, empatou a parcial em 13-13. No quarto seguinte, novo equilíbrio, mas em performance impecável de Thales Santos (8/8 pts) e Robson Castro (6/6), o Minas levaria ao vestiário a vantagem de 32-31.

Na volta do intervalo o Minas viveu seu melhor período. A equipe do técnico Nanando conseguiu impor seu jogo durante os dez minutos, estando sempre a frente dos cariocas. Com isso ampliou o placar para 47-43. No quarto derradeiro os donos da casa cresceram, limitando o ataque minastenista. No último minuto, com uma bola de três pontos de Danilo Martins, os rubro-negros empataram o jogo em 56-56.

Na prorrogação o Minas buscou um maior volume de jogo. A equipe conquistou expressivos quatro rebotes ofensivos, somados a duas recuperações de bola, nesses cinco minutos finais. Dois armadores brilharam nesse momento decisivo. Lucas Oliva, mais experiente do time, anotou os lances-livres que colocaram o Minas em vantagem, enquanto o jovem Filipinho desarmou o último ataque rubro-negro. Vitória minastenista por 63-62 [13x13/ 19x18/ 15x12/ 9x13/ 7x6].

Confira um bate papo do Blog Papo Basqueteiro com o ala Thales Santos após a partida:

O armador Lucas Oliva foi o cestinha do Minas, com 13 pontos. Já o ala Thales Santos alcançou um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 rebotes, sendo o reboteiro do time. O armador Augusto Cabral liderou a equipe em assistências, com 4 passes, e recuperações, com 5 roubos. O pivô Samuel foi o líder em tocos, com 3 bloqueios. O cestinha do jogo foi o rubro-negro Sorriso, com 15 pontos.


Com o resultado o Minas chega a campanha de 1-2, passando o Flamengo e subindo para a sexta colocação. A equipe fecha sua participação na primeira etapa da fase classificatória da LDB nessa quarta (25). As 8h30 os minastenistas enfrentam o São José, novamente na Gávea. O retorno a Belo Horizonte deve ser rápido, já que a noite, as 20h30, o time adulto estreia na Copa Avianca e alguns dos atletas do time sub20 fazem parte do elenco principal.

MAIS: LDB: Guia da primeira etapa
LDB: Duelo inicial
LDB: Novo revés
Copa Avianca: Estrutura

Comentários