LDB 2017/18 - Guia da Primeira Etapa

Minas vai em busca de título inédito da LDB [Lucas Merçon/Fluminense FC]

A bola vai subir para uma das mais cobiçadas competições de base do país. A reformulada Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) entra em sua sétima edição, com jogos simultâneos em Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) a partir da manhã desse sábado (21). A principal novidade anunciada pela Liga Nacional é a mudança de categoria para Sub20. O Minas começa a sua jornada em solo carioca, no ginásio Ginásio Hélio Maurício (Gávea).

A edição 2017/2018 do campeonato será disputada por dez equipes. O calendário ficou largo, indo de outubro até fevereiro, visando fugir da coincidência de datas com o Novo Basquete Brasil. Mas, em termos quantitativos, serão 16 dias de competição. Cada equipe jogará no mínimo nove jogos, sendo que os finalistas chegarão a quatorze partidas. A primeira fase consistirá em duelos simples de todos-contra-todos, disputados em duas etapas. Os oito melhores colocados ao final desse encontro se classificam para a segunda fase.

A fase final, um octagonal dividido em duas chaves, será disputada em São Paulo. Com previsão de realização entre 20 e 25/02, a reta final será composta por dois quadrangulares (um de cada chave), onde os dois melhores colocados de cada chave avançam para as semi-finais. A final, assim como as semi, será jogada em confronto único.

Pela primeira etapa da fase inicial o Minas vai enfrentar o Franca (21), o Pinheiros (23), o Flamengo (24) e o São José dos Campos (25). A classificatória seguirá em novembro, entre os dias 21 e 25, quando o clube enfrentará, na capital paulista, o Basquete Cearense, o Curitiba Basquetebol, o Paulistano, o Praia Clube e a SOGIPA.

Pódio no Rio - O Minas esteve no Rio, na última semana, em preparação para a LDB. Na ocasião a equipe disputou a Copa Brasil Sub 21, campeonato promovido pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Conquistando boas vitórias, incluindo um triunfo emocionante contra o Fluminense, anfitrião do evento, o clube alcançou a terceira colocação.

O Minas conta com um elenco jovem, ainda capaz de evoluir em outras edições da LDB. Apenas um dos doze atletas relacionados já completou 20 anos. O técnico Luiz Fernando Leão, o Nanando, contará com os armadores Augusto Cabral (18), Filipinho (18), Lucas Oliva (20) e Robson Castro (17), os alas Bruno Guedes (19 - foto abaixo), George Junio (18), Mário Cézar (18) e Thales Silva (19), e os pivôs Daniel Pereira (18), Marcos Cunha (18), Samuel dos Santos (17) e Tiago Dias (16). A comissão ainda terá Júlio Piu como auxiliar técnico da equipe.

Bruno Guedes comemorá pódio da Copa Brasil Sub21 [Arquivo Pessoal/Fb]

O ala Bruno Guedes, de 19 anos, avalia positivamente a oportunidade de disputar sua segunda LDB. "Minhas expectativas são grandes, por ser a maior competição de base do país e também por ser o torneio que a gente vem treinando o ano todo", comentou. Para o atleta, na primeira etapa no Rio, o Minas "tem que chegar e colocar tudo o que treinamos e nos empenhamos durante o ano. Estamos preparados pra essa competição, que não vai ser fácil. Agora é só jogar e fazer o nosso melhor. para conquistar as vitórias importantes nessa primeira etapa, visando a classificação para o play-off final".

O armador Augusto Cabral, de 19 anos, concorda com o colega e aponta que "
a expectativa é muito boa para essa primeira fase. Vamos enfrentar equipes muito fortes, mas com a Copa Brasil (Sub21), semana passada, já mostramos que podemos jogar de igual pra igual com grandes equipes".

A LDB vem sendo, ao longo dos anos, uma boa oportunidade para jovens atletas ingressarem e se manterem no nível profissional. O Minas é uma das franquias que mais utilizam jogadores formados em casa no NBB. Augusto, que vem tendo a oportunidade de treinar com o time adulto na pré-temporada, comemora afirmando que "a experiência está sendo sensacional! Muito aprendizado com o Espiga e com os jogadores. Eles me passam muita confiança e conhecimento. Acredito que conseguir impor esses aprendizados em jogos do sub 20 será muito importante".

Confira a grade de jogos minastenistas para a primeira etapa da classificatória da LDB:

21/10 - 08:30 - Minas x Franca - Ginásio da Gávea (RJ)
23/10 - 08:30 - Pinheiros x Minas - Ginásio da Gávea (RJ)
24/10 - 10:45 - Minas x Flamengo - Ginásio da Gávea (RJ)
25/10 - 08:30 - São José x Minas - Ginásio da Gávea (RJ)


Copa Avianca - O último dia de jogos no Rio coincidirá com a estreia do Minas na Copa Avianca. Último torneio preparatório antes do início do NBB, a competição reunirá seis franquias em Belo Horizonte. Os jogos ocorrerão na Arena Minas entre os dias 25 e 31 de outubro. O primeiro desafio do Minas no NBB, também na Arena, será contra o Vasco no dia 07/11.

MAIS: Sub21: Em Resumo
LDB: adversários definidos

Sub21: Minas na disputa
Copa Avianca: Estrutura

Comentários