Copa Brasil Sub16 - Fechando com o vice!

Minas e Pinheiros fizeram grande final [Lucas Souto/Ultras da Arena]

A Copa Brasil Sub16 foi decidida por um confronto aguardado por todos desde a primeira rodada da competição! Na noite de sábado (04), Minas e Pinheiros duelavam pelo troféu. Com campanhas sólidas ao longo da fase classificatória e dos play-offs, as duas equipes entraram na quadra do Mackenzie Esporte Clube, em Belo Horizonte, em busca do título inédito da primeira edição da Copa.

Para chegar na final os minastenistas venceram o Piracicaba (SP), a Sociedade Thalia (PR) e o Botafogo (RJ), pelo Grupo F da classificatória. Nas quartas derrotou o Fluminense (RJ), enquanto na semi bateu o Inter de Santos (SP). Já o Pinheiros, da capital paulista, superou a SOGIPA (RS), o Clube do Remo (PA) e o Basquete Cearense (CE), pelo Grupo B. Nas quartas venceu o Clube Vizinhança (DF) e, na semi-final, derrotou os cariocas do Flamengo (RJ).

Quando a bola subiu o Minas começou melhor. Aplicando uma marcação individual no armador pinheirense Gabriel Campos, o time encurtou a ofensiva visitante. O Minas, com boa performance do ala-pivô Gabriel Collaço, conseguiu abrir 20-12. No segundo quarto, com as segundas unidades, o Pinheiros melhorou e cresceu na partida. O ataque minastenista foi reduzido a dois pontos e os paulistas foram ao intervalo com vantagem de 26-22.

A volta do vestiário o Minas equilibrou as ações. O time chegou a encurtar a diferença para um ponto. Os pinheirenses porém retomaram a diferença para 43-39. No período derradeiro o Pinheiros se mostrou melhor. O armador Gabriel Campos foi decisivo e o time visitante fechou o jogo para o título por 65-52 [12x20/ 14x2/ 17x17/ 22x13].

Para o técnico Felipe Freitas "a Copa ensinou muito pra gente". Após a cerimônia de premiação, o minastenista destacou que o campeonato "é de nível excelente, com 24 equipes do país inteiro. O Brasil esteve muito bem representado aqui e a gente conquistou esse segundo lugar. A gente conseguiu jogar de igual para igual contra um adversário que tem muito mérito. Um adversário com uma rodagem maior, que disputa um campeonato com mais jogos. O que mostrou que a gente está no caminho certo em relação ao nosso trabalho."


O Minas alcançou seu terceiro pódio em Copas Brasil em menos de um mês. Em outubro a equipe sub 14 foi campeã de sua categoria, enquanto o Sub 21 ficou com o bronze no Rio de Janeiro. Além do técnico Felipe Freitas, a comissão do Minas no Sub 16 contou com os treinadores Júlio Piu e Fernando Nandes como auxiliares. Confira a jornada do Minas no torneio:

Primeira fase:
30/10 - Minas 84x32 Piracicaba (SP)
31/10 - Minas 76x51 Sociedade Thalia (PR)
01/11 - Minas 61x40 Botafogo (RJ)

Quartas-de-final
02/11 - Minas 78x52 Fluminense (RJ)

Semi-final
03/11 - Minas 69x48 Inter de Santos (SP)

Final
04/11 - Minas 52 x 65 Pinheiros (SP)

Final em data histórica - O dia 04/11 marca uma data muito especial para o basquete minastenista. Foi nesse dia, em 2007, que a modalidade conquistou o título mais expressivo em toda a história do clube. A marca dos 10 anos do triunfo no 44º Campeonato Sulamericano de Clubes Campeões, disputado no Distrito Federal, foi relembrado em um Especial da Ultras. Confira clicando aqui.


Minas Storm no NBB - O Minas estreia no Novo Basquete Brasil na próxima terça (07), enfrentando o Vasco na Arena. Visando facilitar o acesso do torcedor, o clube criou a promoção "Torcida Minas Storm". Quem se cadastrar no site do clube, seguindo as regras da promoção, poderá retirar uma camisa da torcida e entrar gratuitamente nos jogos da equipe.

MAIS: Seleção: É campeão
Sub16: Avançou pra final
Sub16: Na semi-final
Sub16: Guia Ultras

Comentários

Postar um comentário