NBB 10 - Grande triunfo!

Minas enfrentou o Caxias no sul do país [Orlando Bento/Minas]

Na noite dessa terça (06) o Minas iniciou o seu tuor pelo sul do país com uma missão nada fácil. A equipe encarava o Caxias, uma das sensações da décima edição do Novo Basquete Brasil. Ocupando a sexta colocação do campeonato, com 10-7, os gaúchos ainda estreavam uma casa nova, o Centro Esportivo do SESI - com capacidade para mais de quatro mil pessoas. O Minas, décimo com 7-10, buscava a vitória para não se desgarrar da luta pelo G8.

O intuito de Flávio Espiga era repetir o feito do turno, quando o Minas derrotou o Caxias de forma emocionante na Arena. Para o duelo no sul, porém, o treinador perdeu o pivô norte-americano Ryan Rhoomes, que se lesionou no jogo contra o Paulistano. O coach minastenista também enfrentava outra batalha nessa noite, uma vez que era julgado no STJD por relatos em súmula feitos pelo trio do jogo entre Minas e Bauru - ainda pelo turno do NBB.

Quando a bola subiu o Minas começou castigando a defesa gaúcha. Com excelente aproveitamento nos minutos iniciais, a equipe chegou a abrir dois dígitos ainda na primeira metade da parcial. Além da fluidez no ataque, com 73.7% de acertos nos arremessos, os minastenistas ainda encurtaram a ofensiva do Caxias a apenas 11 pontos. Final de primeiro quarto em 30-11 para o Minas. Apesar de um segundo período bem mais equilibrado, o time conseguiu conter a reação gaúcha e perdeu pouco de sua vantagem obtida. Aos vestiários com 48-31 para os minastenistas. 

Na volta do intervalo o time da casa começou melhor. Aplicando uma defesa por zona, atrapalhou a ofensiva do Minas. Espiga tinha problemas com a posição quatro, uma vez que Teichmann e Mosso estavam carregados com faltas. Ao longo do período, com ótima performance de Audrei, o Minas conseguiu conter o prejuízo e seguiu na frente com 68-54. Mantendo a tranquilidade no jogo, os minastenistas voltaram melhores no último quarto de jogo. Nem mesmo o susto com o armador Evan Roquemore, que perdeu um dente em choque com o caxiense Cauê Verzola, tirou o foco do Minas. Vitória sólida por 91-71 [30x11/ 18x20/ 20x23/ 23x17].

O armador minastenista Evan Roquemore foi o cestinha do jogo com 19 pontos. O ala Billy Rush, voltando de suspensão, foi o maior reboteiro do jogo com 7 sobras. Já Gegê Chaia e Audrei Parisotto lideraram as assistências, com 6 passes cada.



Sequência - Com o importante triunfo o Minas se mantém na décima posição, agora com 8-10, e segue sua perseguição ao Basquete Cearense. A equipe seguirá no sul do país. Agora parte para Santa Catarina, onde enfrentará o Joinville na próxima quinta (08), as 20 horas. Os catarinenses também atuaram nessa terça e chegam ao embate vindos de derrota para o Flamengo, por 91-81.

MAIS:  NBB: Torcida Minas Storm
NBB: No aro
NBB: Começou
NBB: Equilibrado

Comentários