NBB 10 - Fez sua parte!

Teichmann foi o cestinha do jogo [Orlando Bento/Minas]

Vindo de um triunfo espetacular ante ao Vitória, em jogo decidido na prorrogação, o Minas voltou a quadra da Arena na noite dessa terça (27). O embate contra o Basquete Cearense marcava o último jogo da temporada regular do Novo Basquete Brasil. Embora as duas equipes já estivessem classificadas aos play-offs, o duelo tinha um peso gigantesco para ambas - que ainda podiam se mover na tabela de classificação. Para apimentar ainda mais o confronto direto, quem vencesse terminaria na frente a classificatória.

O Minas dispunha de uma maior mobilidade possível na tabela final. Entrando na rodada com a nona posição, campanha de 13-14, a equipe ainda poderia subir inclusive para o sétimo posto, dependendo de uma combinação de resultados. Já o Basquete Cearense, vindo logo na sequência com 12-15, tinha por meta trocar de posição com os minastenistas - em caso de triunfo ficariam com a nona colocação e deixariam o Minas em décimo.

Quando a bola subiu o jogo se mostrou digno desse alto valor. As duas equipes se alternaram na liderança de toda a parcial, com os visitantes fechando o quarto na frente por 21-17. No período seguinte os dois times encontraram problemas para pontuar. Os cearenses chegaram a abrir frente, mas o Minas, com boa performance da dupla Roquemore e Wesley, não permitiu que se desgarrassem mais. Aos vestiários com vitória do Basquete Cearense por 35-30.

Na volta do intervalo os minastenistas vieram dispostos a retomar as rédeas do jogo. Em uma parcial absoluta, sem errar nenhum arremesso de quadra (6/6 nas bolas de dois e  4/4 nas bolas de três), a equipe não só ultrapassou os cearenses como colocou um placar positivo de 62-49. No quarto derradeiro o Minas teve tranquilidade para administrar a diferença, levando o jogo ao resultado final de 75-63 [17x21/ 13x14/ 32x14/ 13x14].

Minas fecha temporada com 14-14 [Orlando Bento/Minas]

Flertando com um duplo-duplo o ala-pivô minastenista Guilherme Teichmann foi o cestinha do jogo, com 19 pontos, e o maior reboteiro, com 9 sobras. Fazendo a terceira maior marca de assistências do NBB 10, aonde já possui os dois maiores registros (15 e 14), o armador Gegê Chaia anotou 14 assistências - fechando a temporada regular como líder de assistências, com média de 7.0 por jogo.

Visando os play-offs, o técnico Flávio Espiga apontou que "a gente tentou até a última possibilidade alcançar uma boa posição, para ter uma vantagem de mando. Agora a gente depende de outro resultado. Mas creio que temos condições. Teremos pela frente Vitória ou Basquete Cearense, que são duas equipes dificílimas, com uma logística mais complicada de viagens. O positivo é que já começa por agora. O time vem em um bom momento e há a possibilidade do retorno do Ryan (Rhoomes) para essa série."


Sequência - O Minas cumpriu a sua parte. A vitória o deixa com campanha de 14-14, mas a posição final, que definirá o chaveamento da fase oitavas-de-final, ficou para quinta-feira (29). O duelo entre Mogi e Pinheiros, atrasado pela disputa dos mogianos na Liga das Américas, decidirá o destino de quatro equipes. Hoje em nono, mínima posição final possível, o Minas ainda pode subir duas posições. Entenda as possibilidades:

- Em caso de triunfo do Mogi: o Minas assume a 7ª colocação, deixando o Vitória em 8º e o Pinheiros em 9º. Nesse contexto os minastenistas enfrentariam o Basquete Cearense (10º) nas oitavas, tendo vantagem de mando.
- Em caso de triunfo do Pinheiros: o time paulistano assume a 7ª colocação, deixando o Vitória em 8º e o Minas em 9º. Nesse contexto os minastenistas enfrentariam o Vitória (8º) nas oitavas, com vantagem de mando para os baianos.

Será a partir daí que se definirão dois dos duelos da fase oitavas. Apenas os confrontos entre Caxias (5º) e Botafogo (12º) e entre Bauru (6º) e Vasco (11º) já estão consolidados. O G4 também já teve a sua formação final decidida. O Flamengo, tomou a dianteira na última rodada, seguido por Paulistano, Franca e Mogi.


MAIS:  NBB: Torcida Minas Storm
JdE18: Deu Brasil
JdE18: Representou!
NBBQue triunfo

Comentários

Postar um comentário