Copa Ginástico Sub14 - É campeão!

Minas ficou com a primeira posição da Copa Ginástico [Ultras da Arena]

Em preparação para a 2ª Copa Brasil de Clubes, onde defenderá o título, o Minas participou da Copa Ginástico Interestadual Sub 14. A competição que celebra os 72 anos de fundação do Esporte Clube Ginástico, agremiação com ótimo histórico no basquete mineiro, reuniu seis equipes. Além dos belo-horizontinos Ginástico, Minas, Mackenzie e Olympico, os uberlandenses do Praia Clube e os cariocas do Flamengo fecharam o grupo. Todas as equipes estão previstas para o nacional, que ocorrerá na segunda quinzena de julho - também em Belo Horizonte.

Tendo como sede o Centro de Treinamento do Ginástico, no Buritis, o torneio promoveu dezoito jogos em cinco dias. Entre 27 e 30 de abril foi realizada a fase regular, com todas as equipes se enfrentando em turno único. O Minas iniciou sua jornada com o dilatado placar de 113-38 contra o Olympico. Na sequência foi a vez de bater o Praia, por 67-35, e o Mackenzie, por 106-44. No último dia as equipes tiveram rodadas duplas. Na manhã o Minas venceu o Flamengo, com 56-36, enquanto na noite foi batido pelo Ginástico, por 59-52.

A manhã do feriado de 1º de maio foi reservada para as finais. Minas e Ginástico, respectivamente líder e vice-líder da fase regular, decidiam a competição. Um clássico histórico da cidade e com um forte sabor de revanche pelo duelo da noite anterior. Para dar um gosto ainda mais apimentado para a decisão, as arquibancadas estavam tomadas e divididas entre a torcida da casa e os minastenistas.

Minas conquistou título na casa do adversário [Ultras da Arena]

Quando a bola subiu o Ginástico começou melhor. Se valendo de uma alta dupla de pivôs, a equipe impôs uma defesa sólida de seu garrafão. Apenas no final da parcial o Minas conseguiu encontrar saídas, fazendo um placar de 17-11. Com novos quintetos em quadra o segundo quarto se mostrou ainda mais truncado. Conseguindo boas ações defensivas, os minastenistas ainda agregaram um ponto na diferença. Ao intervalo com 30-23.


No terceiro período a equipe vivenciou um novo momento crítico. O Ginástico elevou sua defesa e dificultava a saída de bola minastenista. Nessa pressão conseguiu diminuir a diferença para uma posse. Mas o Minas teve tranquilidade para seguir na frente, com o placar de 43-37. A última parcial teve um tom semelhante, com a equipe da casa explorando bolas longas para tentar encurtar a desvantagem. Ao final vitória do Minas por 68-62 [17x11/ 13x12/ 13x14/ 25x25]. Veja os segundos finais e a comemoração minastenista:


Relembre a campanha do título:

27/04 - Olympico 38x113 Minas

28/04 - Minas 67x35 Praia
29/04 - Mackenzie 44x106 Minas
30/04 - Flamengo 36x56 Minas
30/04 - Minas 52x59 Ginástico
01/05 - Minas 68x62 Ginástico - Final

O elenco campeão contou com os atletas Guilherme Bergmann, Thomaz Lima, João Pedro Cordoval, Kayã Bacoli, Pedro Cançado, Victor Gaede, Loic Bastos, Eduardo Alvim, Lucas Guimarães, Hugo Veloso, Victor Abras, Jordan Bino, Marcello Abritta e João Eduardo Aragão. A equipe foi comandada por Júlio Piu, auxiliado por Felipe Freitas. O treinador minastenista, ao final do jogo, recebeu uma homenagem tradicional dos seus jogadores. Confira:



Piu avaliou a Copa Ginástico Sub 14 como uma competição de ótimo nível. "Nosso jogo contra o Ginástico, ontem, foi pegadíssimo. Fizemos um novo jogo hoje mais pegado ainda. Eu acho que são nesses momentos que os atletas crescem. É esse tipo de jogo que faz o atleta crescer. Ter rodagem, ter tempo de quadra". O treinador ainda celebrou o preparatório para a Copa Brasil da categoria. "A gente está sempre buscando mais torneios desse nível para nos preparar para a Copa Brasil, que é a competição alvo do Minas esse ano". Veja entrevista:



O escolta Victor Gaede, um dos destaques da equipe, apontou a virada de chave entre a derrota de segunda e o título nessa terça. "A gente perdeu para o Ginástico na fase de grupo, fizemos uma partida ruim. não defendendo bem. Estávamos meio cabisbaixos, mas o nosso técnico conversou com a gente, colocando pra cima. Na final de hoje a gente entrou mordido, buscando todas as bolas, em todos os rebotes. Ainda mais pelo Ginástico ser uma equipe muito forte, ter muito atleta alto - nosso time não é tão alto assim. Fechamos bem os rebotes e usamos o contra-ataque". Confira:



Na mesma linha, o também escolta Bernardo Bergmann apontou para o duro dia anterior. "A gente teve os dois jogos mais difíceis no mesmo dia: para o Flamengo a gente quase perdeu e contra o Ginástico a gente perdeu. Mas hoje entramos com muita garra e conseguimos a vitória". De olho na competição nacional, o atleta afirmou que "será a Copa mais difícil desse ano. Eu espero que a gente entre com a mesma firmeza que entramos hoje". Confira a fala de Bernardo:

  
O Flamengo, que derrotou o Mackenzie por 56-42, completou o pódio da Copa Ginástico Sub 14. Antes da Copa Brasil, em julho, o Minas deve participar da tradicional Copa Minas Brasília, no Distrito Federal.

Comentários

  1. Jogo sensacional !!! Parabéns aos meninos do Minas pelo título.

    ResponderExcluir

Postar um comentário