LDB 2018 - Tá chegando!

Minas, de Augusto, avançou a segunda fase da LDB 2017 [Marcelo Zambrana/LNB]

A Liga de Desenvolvimento de Basquete, competição de base organizada pela Liga Nacional, entrará em sua oitava edição. Após grande apreensão vivida após a promulgação da Medida Provisória 841, que retirava recursos do esporte, o torneio enfim conseguiu se viabilizar para a temporada 2018/2019. Realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a LDB terá formato semelhante ao da última edição, preservando-se Sub 20. O calendário, porém, será mais compacto, indo de 10 de setembro a 02 de dezembro.

O Minas, presente em todas as temporadas da Liga, será uma das onze equipes em disputa. O quadro de participantes ainda terá o mineiro Praia Clube; os paulistas Franca, Palmeiras, Paulistano, Pinheiros e São José; os paranaenses Círculo Militar e Maringá; o carioca Flamengo; e o gaúcho União Corinthians. Dois desses oponentes, o Praia e o União Corinthians, estiveram na rota do Minas na Copa Brasil Interclubes Sub 21, em abril. Competição em que os minastenistas ficaram com o quinto lugar.


Equipe disputou a Copa Brasil Interclubes em abril [Mailson Santana/Fluminense FC]

A primeira fase consistirá em um todos contra todos, dividido em duas etapas. A primeira terá como sedes o Rio de Janeiro (10 a 14/09) e Curitiba (15 a 20/09), enquanto a segunda será em São Paulo (30/09 e 05/10). Os oito melhores colocados avançam para a fase final, que será disputada novamente em São Paulo (27/11 e 02/12) - durante uma das datas FIBA para eliminatórias da Copa Mundo de Seleções. Nessa fase as equipes serão divididas em dois quadrangulares, onde os dois primeiros colocados avançam para as semi-finais. A partir daí teremos jogos únicos, em caráter eliminatórios, até a final.

A jornada do Minas, tal como no ano passado, começa em solo carioca. O time enfrentará o anfitrião Flamengo, além de Palmeiras, Paulistano e União Corinthians, entre os dias 10 a 14/09. Depois, entre 30/09 e 05/10, vai a São Paulo encarar o Círculo Militar, o Franca, o Maringá, o Pinheiros, o Praia e o São José dos Campos.

Em busca do título inédito o Minas, que já foi duas vezes vice-campeão da LDB, deverá mesclar atletas rodados e estreantes. O técnico Luiz Fernando Leão tende a contar com nomes como o armador Augusto Cabral, o escolta Mário César, o ala George Junio, o ala-pivô Tiago Dias e o pivô Marcos Cunha, que vem treinando com o time adulto. Mas também deve promover atletas mais jovens, oriundos do Sub 18. A participação de alguns desses atletas na pré-temporada do adulto deve impactar no time da LDB, especialmente em setembro.

Atletas do Sub 20 vem treinando com o time adulto [Orlando Bento/Minas]

Adulto - A equipe adulta, por sua vez, já vem treinando firme desde o início de agosto. Reforçado pelos atletas sub 20, o grupo do técnico Flávio Espiga vem aprimorando a parte física e já trabalha situações táticas. A única baixa até o momento é o ala norte-americano Dominique Coleman, que cuida de questões burocráticas. Seus compatriotas Che Bob e Sam Daniel já se encontram na cidade. Entre os brasileiros, os renovados Gegê Chaia, Jefferson Campos e Wesley Castro, bem como os adquiridos Lucas Lima, Alexandre Paranhos e Leozão, também realizam atividades no clube. O Minas estreia no Novo Basquete Brasil no dia 22 de outubro, em São José dos Campos.

MAIS: Base: Bi-campeão!
Base: Sulamericano!
Radar: Coleman fecha o elenco
Radar: NBB vem aí!

Comentários