Copa Brasil Sub18 - No pódio!

Minas alcançou o pódio no Rio [Divulgação/Tijuca TC]

A segunda edição da Copa Brasil Interclubes Sub18, realizada entre 15 e 20 de outubro, chegou ao seu fim. Jogada no ginásio da Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, a competição ganhou um acréscimo em relação a última temporada, sendo disputada por quatorze equipes de quatro regiões do país. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e teve como campeão pioneiro em 2017 o Tijuca - também anfitrião do evento.

Cerimônia de abertura no Tijuca Tênis Clube [Divulgação/Tijuca]

O Minas, que na última edição ficou com a sexta posição, integrou agora o Grupo D, junto ao AEGEB (GO), o Espéria (SP) e o Náutico (PE). A Chave A foi formada por Tijuca (RJ), Praia Clube (MG) e Sociedade Thalia (PR). No Grupo B encontraram-se o Flamengo (RJ), o Olympico (MG) e o Sport Recife (PE). Já a Chave C teve as presenças de Vasco (RJ),.Pinheiros (SP), GN União (RS) e ASBAVI (RO).

O Minas teve uma campanha impecável na fase classificatória. O duelo inaugural, na segunda (15), foi contra os pernambucanos do Náutico. Nele, vitória implacável por 90-48. No dia seguinte (16) foi a vez de enfrentar os goianos da AEGEB, jogo em que os minastenistas aplicaram a maior diferença - em 90-45. A equipe fechou a fase de grupos com vitória sobre os paulistas do Espéria por 78-56.


Classificados com a primeira colocação do Grupo D, o Minas ainda obteve a terceira melhor campanha geral. Com isso se viu novamente diante do Espéria nas quartas-de-final. O clube paulista foi a sexta melhor campanha da fase de grupos, com 2-1. O duelo ocorreu na tarde de quinta (18). O confronto foi ligeiramente mais equilibrado que a partida do dia anterior. Ainda assim o Minas conseguiu se impor e vencer por boa vantagem, em 69-52.

Os resultados colocaram Minas e Flamengo, duas das principais equipes da competição, disputando a semi-final (19). Trabalho duro para os minastenistas que, além de enfrentar um time qualificado, liderado pelo armador-revelação Matheusinho, ainda sofria a pressão da torcida local. Apesar do jogo parelho, onde nenhuma das equipes conseguiam se desgarrar, o time da casa acabou levando a melhor e vencendo por 61-53

Gui foi um dos destaques do Minas [João Neto/LNB]

Coube ao Minas disputar um lugar no pódio contra mais uma equipe da casa, no sábado (20). O Vasco da Gama, que havia eliminado o Praia Clube e caído para o Pinheiros, também apresentava um elenco intenso. Apresentando uma defesa impecável, o Minas liderarou o jogo durante toda a partida. A vitória, por 62-45, deu ao clube o terceiro lugar da competição. Confira a campanha:

Primeira fase:
Minas 90x48 Náutico (PE)

Minas 90x45 AEGEB (GO)
Minas 78x56 Espéria (SP)

Quartas-de-final:
Minas 69x52 Espéria (SP)


Semi-final:
Flamengo (RJ) 61x53 Minas

Disputa de 3º:
Vasco (RJ) 45x62 Minas

Felipe Freitas foi o treinador minastenista na competição [Divulgação/LNB]

O elenco minastenista na competição contou com os atletas David Menezes, Enzo Gasparini, Gabriel Collaço, Gabriel Cunha, Guilherme Carvalho, Gustavo Abritta, Lucas Campolina, Pedro Pascoaloni, Pedro Reis, Raphael Fernandes, Samuel Ribeiro e Samuel Silveira. O time foi comandado por Felipe Freitas, auxiliado por Júlio Piu.

Adulto - 
Após a participação no Grupo C da Liga Sulamericana de Basquete 2018, na Colômbia, o time adulto do Minas já se encontra no Brasil. O retorno teve uma escala encurtada, com a comitiva minastenista ficando por São Paulo para a estreia no Novo Basquete Brasil. Na noite de segunda (22) o Minas entra em quadra para enfrentar o São José dos Campos no interior paulista. O time do Vale do Paraíba já realizou dois jogos pelo nacional, apresentando campanha de 1-1.

MAIS: LSB: Em resumo
LSB: Sucesso na estreia
LSB: Queda para o dragão
LSB: Agora é na torcida

Comentários

  1. Assim o coracao de uma mae explode ao ver a foto de uma crianca grande sendo brilhante como tecnico de tantos outros filhos brilhantes....meu filho obrigado por vc ser meu....obrigado por vc ter se tornado VC.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ã jovem equipe minastenista pelo ótimo resultado !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário