LSB 2018 - Estreia vitoriosa

Minas e Fastbreak estrearam na Colômbia [Twitter/MiDeporteCo]

O primeiro dia de jogos do Grupo C da Liga Sulamericana de Basquete 2018 está concluído. O ginásio Coliseo Evangelista Mora, em Cali, Colômbia, recebeu um público tímido para assistir a rodada dupla nessa terça (16). Bauru (Brasil) e Quimsa (Argentina) abririam a casa, para depois os anfitriões do Fastbreak del Valle (Colômbia) enfrentarem o Minas no jogo de fundo. Duelos fundamentais para um quadrangular de tiro curto.

O técnico Flávio Espiga conta com dez atletas para essa fase. Os armadores Gegê Chaia, Lucas Lima e Augusto Cabral; o escolta Jefferson Campos; os alas Dominique Coleman e Che Bob; os ala-pivôs Alexandre Paranhos, Sam Daniel e Wesley Castro; e o pivô Leozão. Já o técnico colombiano Abimael Palácios selecionou doze atletas, incluindo seus quatro estrangeiros, para tentar buscar uma classificação inédita.

Quando a bola subiu o Minas teve um ótimo começou de jogo. Durante os três primeiros minutos foi soberano, tendo na afinada dupla Gegê e Wesley Castro o seu principal valor ofensivo. A partir daí o time local equilibrou as ações. Jazreel de Jesus, portorriquenho do Fastbreak, contribuiu bastante para essa reação. O Minas, contando com a boa entrada de Che Bob, retomou as rédeas e venceu a primeira parcial por 26-17.

O início do segundo período manteve o tom de equilíbrio. Os protagonistas ofensivos também seguiam os mesmos. De Jesus continuava como desafogo ofensivo dos colombianos, enquanto Wesley era a principal arma dos minastenistas. Em meados do quarto o jogo foi interrompido por três minutos para solucionar um problema com a plotagem do centro da quadra. No retorno o pivô Leozão enfrentou duelos intensos com o venezuelano Miguel Marriaga. Por fim o Minas conseguiu ampliar a diferença, levando o jogo para 50-30.

Na volta do intervalo o Minas se aproveitou da desordenada busca colombiana por transpor a parede criada no primeiro tempo. Apesar de conseguir, por vezes, ampliar a diferença, os minastenistas lideram com De Jesus novamente incomodando a defesa. Ao final uma ligeira diminuição na liderança, com o placar em 69-51 para o Minas.

No quarto derradeiro os minastenistas lidaram com uma combinação negativa. Ao mesmo tempo em que os colombianos cresciam no jogo, Wesley Castro chegava a sua quinta falta e se via excluído do jogo. O Minas teve que se reinventar nesse contexto. O ala Dominique Coleman chamou a responsabilidade, convertendo bolas importantes. No final o placar apontou vitória minastenista por 
91-74 [26x17/ 24x13/ 21x19/ 23-22].

O ala-pivô Wesley Castro foi o cestinha minastenista na partida, anotando 19 pontos. Beirando um triplo-duplo, o armador Gegê Chaia liderou o  jogo em assistências, com 10 passes, rebotes, com 8 sobras, além de alcançar 10 pontos. O portorriquenho Jazreel de Jesus foi o cestinha do jogo, anotando 33 pontos para o Fastbreak.

Quimsa bateu o Bauru no jogo de abertura [Divulgação/FIBA]

Inaugural - Na partida de abertura os brasileiros do Bauru mediram forças com os argentinos do Quimsa. A equipe brasileira começou muito bem a partida, abrindo 18-8 no primeiro quarto. O time argentino venceu as parciais seguintes, levando o jogo a 37-31, 55-52 e 70-70. Na prorrogação o Quimsa levou a melhor, consolidando o placar em 86-80 [8x18/ 23x19/ 21x18/ 18x15/ 16x10]. Os destaques argentinos foram Nicolas de los Santos (14 pontos e 11 assistências), Leo Mainoldi (17 pontos) e Torin Francis (12 pontos e 12 rebotes). Já pelo Bauru o destaque foi Lucas Mariano (31 pontos e 12 rebotes).



VIT
DER
P PRO
P COM
SALDO
1
Minas
1
0
91
74
17
2
Quimsa
1
0
86
80
6
3
Bauru
0
1
80
86
-6
4
Fastbreak
0
1
74
91
-17

Na sequência - Concluída a rodada de abertura o Minas lidera o Grupo C, seguido pelos argentinos do Quimsa, com 1-0. Bauru e Fastbreak, respectivamente, fecham a classificação, com 0-1. Nessa quarta (17), as 20h30 e com transmissão ao vivo do SporTV 2, o Minas faz um clássico importante contra o Bauru. Uma vitória pode encaminhar a vaga minastenista para a segunda fase. No jogo de encerramento, as 22h45, o Fastbreak encara o Quimsa.

MAIS: LSB: Guia Ultras
LSB: Los Hermanos
LSB: Os donos da casa
LSB: O dragão paulista

Comentários