NBB 11 - Jogo parelho

Minas e Paulistano tiveram duelo equilibrado [Wilian Oliveira/Divulgação]

A noite de quarta (24) foi marcada por mais um desafio para o Minas no Novo Basquete Brasil. Após uma estreia triunfante diante do São José, no interior paulista, a equipe encarava o Paulistano - atual campeão nacional. As duas equipes protagonizaram embates equilibrados na última temporada. Fator que enchia de expectativa o duelo de hoje, que contou com transmissão ao vivo do #NBBnoFacebook.

++ Cadastre-se na Promoção Torcida Minas Storm 2018/2019

O Paulistano, que fechou a pré-temporada com o vice-campeonato estadual, passou por reformulações após a conquista do NBB. Além da troca no comando, com a chegada do técnico Régis Marrelli, a equipe recebeu nomes como Léo Meindl (Franca), Georginho (Rio Grande Valley Vipers/EUA) e Evan Roquemore (Minas). No nacional os paulistas apresentavam campanha de 2-1, batendo Corinthians e Basquete Cearense e perdendo para o Mogi. Já o Minas, com o 1-0 conquistado em São José dos Campos, dava mais um passo na busca do técnico Flávio Espiga em entrosar um time que manteve apenas quatro peças.

Quando a bola subiu o que se viu foi um jogo de extremo equilíbrio. Com as duas equipes se perseguindo ferrenhamente no placar, a primeira parcial foi concluída em 15-15. Já no quarto seguinte o Minas conseguiu manter o bom trabalho defensivo e explorar, com maestria, as brechas no ataque. Os 72.2% de aproveitamento nos arremessos levaram os minastenistas aos vestiários o placar positivo de 41-32.

++ Compre seu ingresso para Minas x Joinville

No retorno do intervalo o Minas alternou bons e maus momentos. Ainda assim manteve o jogo parelho, ante a pressão do time local. Ao final do terceiro período o placar apontava 65-60 para os minastenistas. No quarto derradeiro o Paulistano teve um arranque surpreendente. Com um tiro inicial de 11-2, tomou a dianteira e conseguiu manter-se a frente até o segundo final. Vitória paulista por 81-76 [15x15/ 17x26/ 26x24/ 23x11].


O pivô Wesley Castro foi o cestinha minastenista com 17 pontos. Já o ala Dominique Coleman somou 12 pontos e 6 rebotes.

Classificados - A noite minastenista começou com as atenções voltadas para Montevidéu, no Uruguaio. Por lá ocorria a última rodada do quadrangular do Grupo D da Liga Sulamericana de Basquete 2018. O Minas, terceiro colocado do Grupo C, aguardava um desfecho que poderia alavancar a sua classificação para a segunda fase da competição. A campanha de 1-2 e saldo de -5 o deixava até então como melhor terceiro colocado. A torcida ficava para que os brasileiros do Flamengo (2-0) batessem os uruguaios do Welcome (1-1) por diferença igual ou superior a seis pontos. Esse resultado deixaria os três potenciais terceiros colocados do grupo com campanhas inferiores ao do Minas, independente do jogo de fundo entre Goes e Libertad de Sunchales.

Minas teve melhor campanha entre os terceiros [Reprodução/FIBA]

O Flamengo, que vinha de dois triunfos por doze pontos, cumpriu as expectativas e derrotou os uruguaios por 86-72. O resultado do segundo confronto, com vitória do Libertad por 85-60, apenas definiu o segundo posto do grupo. Minas classificado na repescagem e parte integrante do Grupo F, se somando a Flamengo (BRA), Bauru (BRA) e Instituto de Córdoba (ARG). A chave será disputada entre os dias 20 e 22 de novembro, tendo o Brasil como possível sede. Já o Grupo E, entre 13 e 15 de novembro, terá Franca (BRA), Olimpia Kings (PAR), Quimsa (ARG) e Libertad de Sunchales (ARG). O Olímpia, da cidade de Asunción, no Paraguai, será a sede da chave.

Minas garantiu vaga na segunda fase da Liga Sulamericana [Divulgação/FIBA Américas]

Sequência - Após doze dias na estrada, com escalas que transitaram entre a Colômbia e o interior paulista, o Minas enfim regressa para Belo Horizonte.  O saldo é positivo, com a classificação para a segunda fase da LSB e campanha de 1-1 no NBB. Os minastenistas agora se preparam para a estreia em casa pelo nacional. Na próxima segunda (29), as 20 horas, a equipe enfrenta o Joinville; enquanto na quarta (31), as 19 horas, encara o Vasco da Gama. Os dois jogos serão na Arena Minas e com transmissão ao vivo pelo #NBBnoFacebook.

MAIS: LSB: Em resumo
LSB: Sucesso na estreia
LSB: Queda para o dragão
NBB: Estreia vitoriosa

Comentários