LSB 2018 - Destino Rio de Janeiro

Arena da Juventude recebeu jogos do basquete na Rio 2016 [Silva Diniz/Twitter]

A espera acabou! Nessa sexta-feira (01) a FIBA Américas anunciou oficialmente as sedes da fase semi-final da Liga Sulamericana de Basquete 2018. O Grupo F, onde se encontra o Minas, viveu semanas de incerteza com as candidaturas de Rio de Janeiro (Flamengo/Brasil) e Córdoba (Instituto/Argentina). Por fim, vitória do clube brasileiro, que fez prevalecer o regulamento - que prioriza a melhor campanha na fase de classificação -, e sediará os jogos na Arena de Deodoro. Já o Grupo E ficará em Assunção, capital paraguaia e casa do Olímpia Kings.

O quadrangular no Rio de Janeiro ocorrerá entre os dias 20 e 22 de novembro. O Minas, terceiro colocado do Grupo C, enfrentará um enorme desafio. Além do anfitrião Flamengo, líder do Grupo D, vai encarar o brasileiro Bauru (segundo colocado do Grupo C) e o argentino Instituto (segundo colocado do Grupo A). Apenas o primeiro colocado da chave avança para a finalíssima. A sede paraguaia do anfitrião Olímpia (líder do Grupo B), por sua vez, conta com o brasileiro Franca (líder do Grupo A), além dos argentinos Quimsa (líder do Grupo C) e Libertad de Sunchales (segundo colocado do Grupo D).

Grupo E - 13 a 15/11
Sede: Assunção (Paraguai)

Olímpia Kings (Paraguai)
Franca (Brasil)
Quimsa (Argentina)
Libertad de Sunchales (Argentina)


Grupo F - 20 a 22/11

Sede: Rio de Janeiro

Flamengo (Brasil)
Minas (Brasil)
Bauru (Brasil)
Instituto (Argentina)


Arena da Juventude se localiza na Zona Norte do Rio [Ministério do Esporte/Divulgação]

O palco do evento - A novíssima Arena da Juventude, mais conhecida como Arena de Deodoro, foi construída para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Orçado em 103 milhões de reais, o ginásio sediou jogos do basquete feminino no maior evento multi-esportivo do mundo. Sua capacidade fixa é de 2 mil espectadores, ampliáveis para 5 mil com a instalação de arquibancadas provisórias - como se deu na Rio 2016. 

O Parque Olímpico de Deodoro está localizado na zona norte da cidade, contando com nove equipamentos esportivos. Em virtude do mega-evento, recebeu uma série de investimentos estruturais, incluindo a Transolímpica, uma via expressa com BRT que liga Deodoro a Barra - onde a delegação minastenista deve se hospedar. Além disso a região é atendida pela Linha Santa Cruz (Verde) da SuperVia de Trens Urbanos do Rio de Janeiro.

Flamengo enfrentou o Vasco em Deodoro pelo carioca [Time Flamengo/Divulgação]

Apesar da boa estrutura, o ginásio não é uma casa tradicional do basquete rubro-negro. Conforme apontou o jornalista Enéas Lima (Garrafão Rubro-Negro), Deodoro teria sido apenas a quinta opção na escala do clube carioca. O Maracanãzinho, a Arena Carioca 1 e o ginásio do Tijuca Tênis Clube, tinham conflitos de agenda, enquanto a Jeunesse Arena (Arena da Barra) tem um valor de locação inviável. O time flamenguista, porém, já atuou no ginásio nessa temporada, quando venceu o Vasco da Gama, pelo carioca, em setembro.

De olho no nacional - Antes desse importante compromisso internacional, os clubes brasileiros estão com as atenções voltadas para o Novo Basquete Brasil. Franca (5-1) e Flamengo (4-1) vem disputando a liderança da competição. Já o Bauru (2-4), lidando com inúmeras contusões, figura na parte baixa da tabela. Todas as equipes terão realizado ao menos oito partidas pelo nacional até o início da segunda fase da Liga Sulamericana. Algo em torno de 30% da temporada regular do NBB.

Minas tem bom começo no NBB [Ignácio Costa/Minas]

Presente no G4 do nacional, o Minas tem campanha de 3-1 e ainda fará quatro jogos antes da viagem ao Rio. O calendário inclui, no dia 08, um embate em São Paulo com o Bauru - que será seu rival na Chave F. No mesmo tuor paulista, mas no dia 06, enfrenta o Franca, que também está envolvido com a semi-final da LSB. Nos jogos de Belo Horizonte, encara o Pinheiros, no dia 03, e o Mogi, no dia 13.

Torcida Minas Storm - A partida de hoje (03), frente ao Pinheiros, é mais uma oportunidade de participar da promoção "Torcida Minas Storm". Os 100 primeiros torcedores devidamente cadastrados no formulário eletrônico disponibilizado pelo clube receberão uma camisa promocional - confira o regulamento. Com ela, a partir da rodada seguinte, os 500 primeiros espectadores terão acesso gratuito aos jogos como mandante. A partida acontece na Arena Minas (Rua da Bahia, 2244, Lourdes/BH), as 17 horas. Os ingressos tem valor a partir de R$10,oo.

MAIS: LSB: Em resumo
NBB: Bom começo
NBB: Virada na Arena
NBB: Estreia vitoriosa

Comentários